Entrevista com Miguel Correia – Campeão Nacional Mens Shorts

Como surgiu a paixão pelo exercício?

Desde muito cedo foi-me incutida uma filosofia de ter uma boa educação física, sempre fui habituado a fazer desporto e atividade física em prol do da evolução do meu crescimento e bem-estar e ainda bem. Sempre gostei de “não estar parado”. Andar de bicicleta, correr, jogar futebol nos paralelos da calçada por aí.

Mais tarde comecei por aprender a nadar e foi mais uma mais valia. Sempre estive ligado ao desporto. Com o decorrer do meu crescimento, federei-me no andebol, onde fui muito feliz quase 12 anos ligado a modalidade, onde me sagrei campeão nacional da segunda divisão nacional pelo escalão de juvenis entre a ida frequente ao escalão acima e representação assídua e pontual nas seleções regionais.

Entre isto, o desporto escolar sempre teve direito ao seu lugar onde foram os vários torneios e fase regionais e finais que realizei. Sempre aproveitei os momentos onde tinha possibilidade para saber fazer um pouco de todas as modalidades.

Mais tarde, ingressei no ensino superior, onde me licenciei naquilo que sempre sonhei. Eu pensava para mim, é do desporto e atividade física que quero viver, motiva-me trabalhar nesta área com inúmeras opções e de muito conhecimento e valor.

Nessa passagem pelo ensino superior, foi a minha melhor fase de adquirir de conhecimento, tanto teórico/prático, experiência fantástica. Na qual, representei a equipa universitária de andebol 2 anos onde fui, com orgulho o capitão da mesma.

O fitness começou a entrar na minha vida aos 19 anos, comecei a treinar no ginásio, comecei a ganhar uma paixão imensa pelo culto do corpo e desde aí não parei. Numa fase posterior, o ajudar de pessoas a chegar aos seus objetivos foi uma motivação extra tanto como o lecionar de aulas de grupo de várias modalidades.

Fala um pouco a cerca da tua rotina de treinos, alimentação e suplementação?

A minha rotina de treino, grande assunto.

Dependente da fase que estou, aumento ou definição, procuro sempre treinar os grupos musculares 2 vezes por semana, nunca fazendo o mesmo treino na mesma semana para o mesmo músculo. De 15 em 15 Dias altero tudo, ate porque eu acho e defendo a teoria, que o corpo se adapta muito facilmente aos estímulos que lhe damos, não fosse uma máquina perfeita.

Resumidamente, numa fase de aumento de massa muscular procuro mais a força, trabalhando nas 12 10 8 6 ate 4 sets tendo mais tempo de descanso numa fase de definição muscular foco-me ente as 10-12-15-ate 20 reps com objetivo de esgotar o máximo de glicogénio, contudo se me sentir bem, ou achar por bem realizo um treino de “força” em fase de secagem faço e vice-versa. Sou também adepto das super –sets, drop-set , tri-sets, rest pause e “sets gigantes”. Como eu costumo dizer, não existe treino perfeito nem milagroso, terá de haver uma adaptação de corpo em corpo pois nem todos irão reagir da mesma forma.

Temos que ser perspicazes em descobrir a melhor forma de trabalho. É óbvio que existe uma lei universal mas “cada caso é um caso”, como aquela frase, “na net estão todos os planos de treinos menos o teu”, apelo sempre a procurar um profissional .

Alimentação, muito básica, eficaz e flexível, 5-6-7 refeições dia, ovos, claras, peru, frango, pescada salmão atum, muitas frutas e variadas, iogurtes naturais, queijo fresco, batata-doce, arroz branco, batata inglesa, pão integral, mel e muitos legumes, 5 litros por dia.

Suplementação – Proteína isolada, multi vitaminas, glutamina, Bcaa’s, creatina, ómegas, Caseína é o básico e suficiente.

O que é fundamental para ti antes e depois de uma prova?

O mais importante sem dúvida alguma e falando por experiência própria, criar um foco de persistência com olhos no objetivo final. Organizar toda a nossa vida quase em prol de horários para treinar comer e descansar mais que o mínimo. O psicológico do ser humano nesta fase é testado quase ao limite é necessário criar um bom estofo.

Mas na minha opinião se fores assim na vida em qualquer situação pessoal como profissional penso que irás ter frutos o sucesso desejado.

Depois de prova desfrutar e analisar tudo que fizeste, para numa fase avançada corrigir ou melhorar. Não deixar de fazer dieta, fugir uma duas semanas dar um descanso ao corpo e voltar com tudo novamente. Porque fazer disto um estilo de vida a minha crença diária.

Quais os exercícios que não podes dispensar nos teus treinos?

Exercícios compostos sem duvida, para mim os melhores para desenvolver a musculatura no global, Supino, Barra fixa, agachamento, (peso morto, levantamento terra), remada curvada, “clean and press”, press de ombro com barra livre, flexões 4 variantes, Dips ou fundos.

 Hoje em dia ainda existe algum preconceito com os fisioculturistas, como lidas com isso?

Acreditas que lido muito bem, eu acho que a sociedade já começa a entender um bocado do que fazemos, mas ainda existe muitos mitos. Mas eu procuro ao máximo e dou-me ao trabalho de explicar as pessoas o que realmente é o culturismo. Com esse esforço acho que tenho ganho maior respeito.

O problema é que muitas pessoas que tentam ser culturistas e com tentativas falhadas sujam este desporto. Exemplo disso o uso abusivo e mau uso de químicos más nutrições, más posturas e por aí.

Quais os valores que tentas transmitir para os teus alunos?

Não desistir, Sacrifcio,acreditar, lutar, persistir, sonhar, dinamizar, Foco, perseverança, “o eu consigo e vou conseguir “ respeito, educação, sentido de responsabilidade, honra, sensatez no que se faz e que se diz, Confiança e Motivação. “Será impossível, ate acontecer”.

3 Motivos para as pessoas se levantarem do sofá e começarem a treinar já amanhã?

1º – TU és aquilo que escolhes ser, luta pelo teu objetivo

2º Mais perto da Atividade física Mais longe da doença

3º Treinar deixa-te motivado com a vida

Projetos para o futuro?

-Abrir um espaço meu no fitness global (treino, aulas, suplementação, nutrição, Bem-estar …)

-Competir a nível internacional

– Motivar ajudar e incentivar ainda mais pessoas para a prática de exercício físico

Comentários

© 2016 Nuno Carvalho Fitness | Afiliados | Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This

Descubra o caminho
para uma vida saudável

Insira o seu email abaixo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida!

Receba Estes 4 eBooks Grátis no seu email!

Subscreva a newsletter e receba de forma completamente gratuita:

=> Suplementação Simplificada

=> Os principais erros da Musculação e Fitness

=> Como definir abdominais rapidamente

=> 15 Receitas para Transformar o seu Corpo

redirect=/agradecimento