Entrevista Com Paulo Fernandes – Triatleta e Treinador. Um Caso de Superação!

Esta semana estivemos a conversa com Paulo Fernandes – Triatleta Amador  e Criador da Marca, Mundialmente Registada, Fuck Cancer Team!

Apos ter um diagnostico de cancro, encontrou no desporto um forma de cura e terapia. Hoje treina quase todos os dias mais de 5h e já completou uma das provas mais duras do mundo…um IronMan (3,860 nadar, 180,25km bicicleta e 42,2km a correr) abaixo das 9h30!

Não deixem de ler a entrevista com o Paulo, que para mim é uma inspiração e um poço de Resiliência!

Como surgiu a paixão pelo exercício?

A Paixão pelo Exercício surgiu pela saúde, pela sensação de liberdade e pelo incentivo aos que me rodiavam. Como portador de Câncer pensei em levar o desporto como terapia e como cura. Resultado ? Aqui estou eu com saúde para dar e vender.

Fala um pouco a cerca da tua rotina de treinos, alimentação e suplementação?

A minha rotina de treinos é como forma de vida já há 3 anos. Comecei mesmo em tratamentos de quimio por fazer algum desporto seja ele qual fosse. Então fazia um pouco de tudo. Hoje como triatleta amador mas internacional treino 5 horas diárias, mantendo o foco na fadiga e no volume de treino para não desmotivar. Começo normalmente por natação e depois corrida ou ciclismo. Treino muito por sensações então faço o que me sinto melhor, embora quando estou perto de um objectivo começo a ser mais peculiar nos treinos e mais dinâmico a nível físico e mental.

A minha alimentação é problemática pois sou alérgico a fruta e a frutos secos e outras coisas mais devido ao meu sangue, então faço alimentação regular como todos e meto como suplementação de x em x tempo algum multivitaminico ou como vou a analises regularmente pela doença vejo o que esta em défice e compro para tomar e repor.

Suplementação como afirmei em cima o multivitaminico, duas vezes ao ano tratamento de articulações, quando estou a treinar mais para alguma competição carrego as baterias com alguns recuperadores, mas sou apologista em que se vá a um medico de nutrição desportiva, veja em analise o que está em falta e comprasse suplementação para repor. Como treino bastante e tenho dias de alguma fadiga tenho dias de tomar estimulantes para desporto como cafeína, energéticos, etc mas tento não usar muito porque depois sente se a quebra a nível competitivo.

O que é fundamental para ti antes e depois de uma prova?

Antes de uma prova para mim fundamental é trabalhar a mente e elaborar a prova mentalmente treinar tudo como se fosse uma prova, alimentação, suplementação, material de uso diário e repor os níveis das nossas ” baterias “, começar a fazer um bom desmame para não ter quebra, a nível físico. Depois de uma prova para mim é desfrutar dos momentos da prova, fazer uma boa recuperação, ver onde se falhou e mudar para obter melhores resultados, caso se pretenda fazer isso. Mas o principal para mim depois de uma prova é reviver dela durante anos e anos, isso da-me muito muito gozo e motivação.

Quais as principais dificuldades de um triatleta?

A principal dificuldade de um triatleta e coordenar as três modalidades no dia a dia e pô-las em pratica. Pois nem sempre se pode correr, nadar ou mesmo andar de bicicleta. Gerir, gerir é o segredo e escutar bem o corpo. Depois o segredo para superar a grande dificuldade na minha modalidade “IronMan” é alimentar durante a pratica desse mesmo desporto. Isso sim não é para todos e saber decifrar as sensações e ter soluções para as surpresas que corpo nos prega. Morando eu em Vila Real a maior dificuldade é Aguas abertas? ( não há ) , correr em Plano? ( não há ), Ciclismo Plano para ganhar resistência ( não há ) e o clima que é muito muito agreste.

Quais os valores que tentas transmitir para os teus alunos como treinador?

RESILIÊNCIA! Atitude ! Amizade ! Inter ajuda … desporto. Acima de tudo encontrar um conforto ao ponto de tirar o máximo de endorfinas para te sentires bem para o teu dia a dia, família e a nível desportivo.

Recentemente ultrapassas-te uma doença, o que te levou a nunca desistir, e o que podes dizer às pessoas que estão a passar por situações idênticas?

Acreditar, Saber que se pode estar deste lado. Difícil ? sim sim muito difícil, mas se queremos cá andar e com os nossos então mãos a obra ate não poder mesmo mais. Ao atingir esse patamar tudo na vida se torna mais alegre, fácil e menos problemático e com outro valor na vida.

3 Motivos para as pessoas se levantarem do sofá e começarem a treinar já amanhã?

EU um dos motivos, tu porque assim não te sentes solto, bem , e no caminho certo. Conforme serás no desporto serás na família e nos problemas que a vida te vai trazer.

Projectos para o futuro?

Neste momento estou com um Clube de Triatlo em Vila Real. Ninguém nesta cidade gosta de fazer as três modalidades, por isso não é fácil ter futuro nesta modalidade. Vou fazer prova de campeonato nacional e uma vez mais ir a uma prova internacional de IronMan para bater o meu recorde Pessoal já muito considerado de 9:27:00. Vou me manter no Ginásio Clube de Vila Real a dar reforço de calistenia para atletas e não só, e tentar mostrar as pessoas o meu desporto favorito e nunca me esquecer que o importante é sermos bem felizes. Os anos vão passar e sei que teremos a nossa oportunidade e cá estarei para trabalhar.

 

Podem seguir o trabalho do Paulo através da sua Pagina do Facebook!  
Bons Treinos

One Response

Comentários

© 2016 Nuno Carvalho Fitness | Afiliados | Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This

Descubra o caminho
para uma vida saudável

Insira o seu email abaixo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida!

Receba Estes 4 eBooks Grátis no seu email!

Subscreva a newsletter e receba de forma completamente gratuita:

=> Suplementação Simplificada

=> Os principais erros da Musculação e Fitness

=> Como definir abdominais rapidamente

=> 15 Receitas para Transformar o seu Corpo

redirect=/agradecimento