MUSCULAÇÃO E TIPOS DE CORPO

Como é que os tipos de corpo diferem uns dos outros?

A partir de um ponto de vista atlético, endomórficos, mesomórficos, Ectomorficos, podem ser bastante distintos uns dos outros.

  • Ectomorficos, são muitas vezes ideais para atividades que exigem velocidade, resistência e que geralmente usam mais os membros inferiores. A maioria dos jogadores de basquetebol possui o tipo de corpo Ectomorfico. Essas pessoas não ganham peso facilmente desde que tenham uma atividade física regular.
  • Mesomórficos por outro lado, tendem a desenvolver a musculatura de Ectomorficos avançada e endomórficos. Devido à facilidade com que os seus músculos podem ser reforçados, são capazes de executar bem, diferentes desportos tais como as artes marciais, natação e naturalmente, a musculação.
  • Endomórficos, normalmente têm um maior volume de gordura corporal nos seus corpos, comparado com mesomórficos e com Ectomorficos. As pessoas que são predominantemente endomórficas, têm frequentemente um tamanho que lhes dá vantagem para desportos que exigem potência, resistência e força. Muitos jogadores de futebol, lutadores e fisioculturistas têm tipos de corpos endomórficos. Uma grande percentagem atletas competidores são endomórficos. Com estes factos em mente, seria falso assumir que os endomórficos têm menos força ou resistência apenas porque têm a propensão para o desenvolvimento de gordura corporal mais rapidamente do que os outros dois tipos de corpos.

Quais são as melhores práticas de musculação para cada tipo de corpo?

Pode tornar-se um fisioculturista bem-sucedido independentemente do seu tipo de corpo. Porquê? Porque trabalho duro e determinação são sempre mais poderosos do que os genes!

Só tem que seguir as melhores práticas para o seu tipo de corpo, para que possa maximizar os resultados de todo o seu trabalho árduo. Às vezes, alguns ajustes é tudo o que precisa para melhorar os resultados globais dos seus exercícios.

Se é alto, magro e forte então provavelmente é um ectomorfico:

  1. Ectomorficos são muitas vezes melhores quando as sessões de halterofilia são mantidas curtas para preservar a massa muscular. Se os seus exercícios são demasiado longos, é possível que o seu crescimento muscular seja dificultado pelo catabolismo natural nos tecidos musculares.
  1. Deve limitar o seu movimento total em sets de oito, mas não inferior a seis para maximizar os seus ganhos.
  1. Mesmo que já esteja magro, ainda precisa de cardio para queimar gordura e manter o seu ritmo cardíaco. Cardio também é uma excelente forma de aquecer e treinar os principais grupos musculares do corpo. Não mais do que três exercícios de cardio por semana e limite as suas sessões em vinte minutos por sessão.
  1. Só porque é um magro e alto, o Ectomorfico, não significa que pode comer “fast food” e esperar bons resultados. Ainda precisa de muita proteína para alimentar o crescimento do músculo e nutrientes essenciais de toda a comida ou suplementos alimentares.
  1. A maioria dos seus exercícios devem ser movimentos compostos. Movimentos compostos envolvem pelo menos dois grupos de músculos e articulações (por exemplo, agachamento com press de ombros)

Se tiver uma forma mais arredondada mas ainda assim, for poderoso com os pesos, o mais provável é que seja endomórfico:

  1. Endomórficos têm uma evidente desvantagem: tendem a criar grandes depósitos de gordura na região abdominal. Se sente que isto acontece consigo, então tem que ter muito cuidado com o que come.
  1. Você precisa de encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades de proteína e a exigência mínima de consumo de hidratos de carbono, para que os seus músculos tenham glicogénio suficiente para os seus treinos. Gorduras vegetais saudáveis ​​também são importantes, pois ajudam a manter-se mais saciado.
  1. Ao contrário dos ectomorfos, os endomorfos podem ganhar massa rapidamente. Além de movimentos compostos, você também pode concentrar-se em exercícios de isolamento para fortalecer e melhorar a aparência dos músculos, como os deltóides por exemplo.
  1. Para queimar a gordura e garantir o crescimento muscular ideal, as suas sessões de cardio não devem durar mais do que 30 minutos por sessão. O cardio também deve ser limitado a três vezes a cada sete dias.
  1. Para garantir que os depósitos de gordura corporal são mantidos dentro do limite, você também deve considerar realizar atividades físicas adicionais, manter seu metabolismo acelerado. Desportos populares como basquetebol, ténis e badminton são boas escolhas. Mas se prefere alpinismo, por exemplo, avance!! Desde que se mantenha ativo e em movimentos, o seu metabolismo vai estar a trabalhar

Se você é naturalmente musculado e com níveis de resistência elevadas no ginásio, está cheio de sorte – você provavelmente é um mesomorfo!

  1. Apesar de poder ter sido abençoado com um corpo musculado e que facilmente ganha massa muscular, não preguice no ginásio. Consistência é fundamental e por isso, deve continuar a tentar ultrapassar os seus limites de cada vez que treina.
  1. Comer comida sem qualidade vai aumentar a sua gordura corporal, o que o vai tornar num mesomorfo com excesso de peso. De uma forma muito simples e positiva, basta que melhore a sua nutrição, para que o seu corpo ajuste a sua percentagem de massa gorda, à equivalente à de um ectomorfo magro.
  1. Concentre-se na sua nutrição porque seu corpo necessita de muitos nutrientes para poder construir músculos. Fontes naturais de proteína, hidratos de carbono e gordura podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos mais rapidamente.

Comentários

© 2016 Nuno Carvalho Fitness | Afiliados | Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This

Descubra o caminho
para uma vida saudável

Insira o seu email abaixo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida!

Receba Estes 4 eBooks Grátis no seu email!

Subscreva a newsletter e receba de forma completamente gratuita:

=> Suplementação Simplificada

=> Os principais erros da Musculação e Fitness

=> Como definir abdominais rapidamente

=> 15 Receitas para Transformar o seu Corpo

redirect=/agradecimento