PENSAR COMO UM PRO: MOVIMENTO INTELIGENTES NO GINÁSIO, PARTE 2

Como pode tornar a sua viagem pela musculação tão segura quanto possível?

No nosso último post no blog falamos sobre a importância de fazer o aquecimento, utilizar um observador (treinador) quando realizar os exercícios potencialmente arriscados, e a importância do uso de cintos de peso quando a parte inferior das suas costas estiverem a receber um elevado nível de tensão muscular.

O Post do blog de hoje vai mostrar-lhe como treinar, no ginásio ou em casa, garantindo a sal segurança.

Eu sei que uma grande percentagem de fisioculturistas também tem equipamentos em casa e treinam na garagem, cave ou sala de estar. Algumas pessoas até transformaram uma sala em casa num ginásio. No entanto, independente de onde esteja a treinar, deve sempre garantir a sua segurança!

Dicas de segurança

  1. Movimento Pro # 1: bloquear sempre placas de treino

Se estiver a levantar pesos durante algum tempo, provavelmente já pensou uma ou duas vezes em NÃO bloquear os discos de pesos para que o processo não se torne um pouco cansativo, especialmente se estiver a usar punhos rotativos para bloquear os discos no lugar.

Enquanto alguns fisioculturistas admitem renunciar à utilização de anilhas de segurança para bloquear os discos de peso quando estão a treinar, não deve seguir as suas pegadas. Se quiser aumentar o risco de ferimentos durante o exercício então a decisão é sua.

No entanto, se deseja estar cem por cento livre de lesões e acidentes enquanto contínua com sua transformação muscular, precisa prestar atenção aos pequenos detalhes que lhe podem salvar vida. A menos que tenha dois observadores de cada lado e um completo domínio da gravidade e da física que controlam os discos de peso, não bloquear os seus discos de peso antes da elevação pode causar graves acidentes, que podem encerrar prematuramente os seus dias de musculação.

Movimento Pro # 2: arrumar as barras e as placas no lugar delas

Quando terminar de usar os seus discos de peso ou se está a mudar para uns mais elevados ou para outro tipo de equipamento, seja cortês e coloque todo o equipamento de volta aos seus devidos lugares no ginásio. Está a fazer a todos um enorme favor!

Outro motivo para esta dica, é que pode ser muito perigoso ter placas soltas e barras no chão quando estiver a treinar. Imagine tropeçar numa barra enquanto transporta discos com muito peso… não será nada bonito de se ver, garanto!

Movimento Pro # 3: Não seja demasiado orgulhoso para fazer perguntas

Se é a sua primeira vez num ginásio, e se está lá especificamente para reduzir a gordura e ganhar massa, tem que estar disposto a falar com formadores certificados e com outros fisioculturistas para que possa beneficiar da sua experiência e conhecimento.

A Leitura de livros e revistas manuais é um excelente hábito e vai definitivamente a protege-lo de falsas informações. No entanto, conhecimentos práticos são tão importantes, que tanto o Sr Olimpia como Jay Cutler ainda procuram aconselhamento quando pretendem esclarecer ou melhorar as suas técnicas.

Não há “perguntas estupidas” quando se trata de musculação. Mesmo a mais simples e mais ilógica das perguntas, pode ser importante, especialmente se diz respeito à técnica.

Movimento Pro # 4: Foque-se na forma correta e ideal de execução

Cada exercício de musculação tem uma forma prescrita e o método ideal de execução. Antes mesmo de tentar um novo movimento, estude os seus detalhes de perto e peça informações ao treinador antes de as executar. Muitos movimentos de halterofilia e de powerlifting parecem ser extremamente simples… até chegar a altura de as ter que realizar.

Exercícios para ganhar força pouco ortodoxos como os russos kettlebells, também têm técnicas especiais que irão garantir a sua segurança. Caso não siga as orientações básicas de segurança e de forma correta, uma ou todas estas coisas podem acontecer:

  1. Vai acabar por ter um acidente.
  2. Irá falhar em ativar o grupo especifico de músculos, exigidos para executar esse movimento com êxito.
  3. Terá de fazer metade repetições ou “meias repetições” porque a faixa completa do movimento exigido pelo exercício não foi alcançado.
  4. Terá um grave acidente que pode o ferir ou mesmo matar.

A forma adequada e técnica correta não são apenas para o manter seguro – também maximiza o seu desempenho e o ganho real ou benefício muscular em todos os exercícios. Manter a forma ideal pode ser por vezes difícil e essa dificuldade é realmente o que o vai tornar mais forte e melhor.

Se conseguir superar a dificuldade na utilização de técnicas adequadas de cada vez que for ao ginásio, pode ter certeza de que não desperdiça o seu tempo (ou dinheiro), porque todos os seus esforços serão de certeza recompensados em breve.

Comentários

© 2016 Nuno Carvalho Fitness | Afiliados | Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This

Descubra o caminho
para uma vida saudável

Insira o seu email abaixo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida!

Receba Estes 4 eBooks Grátis no seu email!

Subscreva a newsletter e receba de forma completamente gratuita:

=> Suplementação Simplificada

=> Os principais erros da Musculação e Fitness

=> Como definir abdominais rapidamente

=> 15 Receitas para Transformar o seu Corpo

redirect=/agradecimento