Quanto Músculo É Possível Desenvolver Naturalmente?

 

Muitas pessoas fazem muitas alegações sobre a quantidade de músculo que  possível desenvolver naturalmente. Quem está certo?

Perguntam-me com alguma frequência qual a quantidade de músculo é possível desenvolver de forma natural. Isto é, como podemos determinar o nosso potencial genético, em termos de desenvolvimento muscular? E o quão grandes podemos ficar sem usar drogas?

Se andar a vaguear pela internet, vai encontrar uma tonelada de opiniões que entram em conflito. Algumas pessoas sentem que a genética as impede de ter uma boa aparência, enquanto outras acreditam que poderá atingir qualquer coisa se treinar forte.

Quem está certo?

Nenhum, na verdade. A verdade está algures no meio.

Desenvolvimento Muscular E Potencial Genético

A primeira coisa a saber é que não existe nenhuma forma de saber com certeza qual é o seu potencial genético quando se trata de desenvolvimento muscular. Embora não seja capaz de ganhar 100 Kg de massa muscular de forma natural, é impossível dizer com toda a certeza o quão grande poderá vir a ficar.

Posto isto, se está preocupado com estas questões antes de ter pelo menos 5 anos em levantamento de peso, alimentação correta no seu dia-a-dia, a na minha opinião, será praticamente inútil a sua preocupação. Sendo novo no halterofilismo, nem pense para já se vai desenvolver músculos suficientes, ou de forma rápida, de ter as proporções corretas, etc. pois isso poderá levá-lo a criar expectativas irreais e a uma derrota mental precoce.

A verdade absoluta é que irá treinar forte, comer corretamente e deixar o seu corpo desenvolver-se à vontade.

Embora nem todos tenhamos  a genética para ser fisiculturistas de alto nível, qualquer um de nós pode desenvolver um corpo forte, muscular e saudável, do qual nos possamos orgulhar, e isso é tudo o que importa no final.

Qualquer um de nós pode desenvolver um corpo forte, musculado e saudável, do qual possamos nos orgulhar:

Então, depois de esclarecer isto, vamos abordar o problema real desta publicação: quanto músculo é possível desenvolver naturalmente?

Quanto Músculo É Possível Desenvolver Naturalmente?

Infelizmente, não existem estudos nesta área (que eu saiba) para poder dar uma resposta definitiva a essa questão. É por isso que existem tantas opiniões e teorias de ciência por aí.

No entanto, existem algumas diretrizes desenvolvidas por alguns treinadores e mentores de alto nível no mundo da boa-forma: Lyle McDonald, Alan Aragon e Martin Berkhan.

Esses homens trabalharam coletivamente com centenas de fisiculturistas e atletas de elite, e o que descrevem tem por base não só um incrível e profundo conhecimento sobre o corpo, mas também com uma riqueza de práticas e resultados reais.

Vamos dar uma olhada no que eles têm a dizer, e depois eu opinarei sobre isso.

Resposta de Lyle McDonald

Lyle mantém o seu modelo simples. (E como referência, este valores aplicam-se a homens – Lyle diz que mulheres devem esperar cerca de metade destes números).

ANO DE TREINO CORRETO POTENCIAIS GANHOS MUSCULARES 
1 9 – 11 Kg
2 4,5 – 5,5 Kg
3 2-3 Kg
4+ 1 – 1,5 Kg

De acordo com Lyle, tanto a idade como a condição inicial afetam isso. Homens mais velhos ganharão menos que os mais jovens, e homens abaixo do peso podem ganhar um pouco mais do que isso. E algumas pessoas podem apenas ganhar mais ou menos músculos por causa de fatores hormonais, de genética e estilo de vida.

Como pode ver, Lyle diz que poderá ter um ganho de 18-23 Kg de músculo nos seus primeiros 4-5 anos, e, daí por diante serão mais negligenciáveis.

Depois, tem que perceber que isto respeita a anos com treino correto e não de apenas treino. Lyle diz que alguém que esteja a levantar peso de forma errada por muitos anos terá o potencial de atingir os ganhos do “primeiro ano”, quando começar a treinar de forma correta. (E eu já vou explicar o que é “treinar de forma correta”, mais à frente).

Resposta de Alan Aragon

O modelo de Alan aborda o problema de modo diferente, mas os números acabam por ser os mesmos.

CATEGORIA FAIXA DE CRESCIMENTO MUSCULAR
Iniciado 1-1.5% do total do peso corporal por mês
Interédio .5-1% do total do peso corporal por mês
Avançado .25-.5% do total do peso corporal por mês

Segundo a fórmula de Alan, um iniciado com cerca de 68 Kg poderia ganhar cerca de 700 gr a 1 Kg de músculo por mês, ou 8-12Kg no primeiro ano.

Uma vez alcançado o segundo ano, e tendo-se tornado num levantador intermédio com cerca de 77 Kg (por exemplo), poderá ganhar entre 400-800 gr de músculo por mês, ou 4,5-9 Kg no segundo ano.

Por volta do terceiro ano, já deverá ser um levantador avançado, com, digamos, 86 Kg, e será capaz de ganhar entre 2,5-4,5 Kg de músculo nesse ano. Os seus ganhos diminuem a partir dessa altura em diante.

Resposta de Martin Berkhan

Martin desenvolveu a sua fórmula depois de observar e treinar vários competidores fisiculturistas profissionais, e é muito simples:

Altura em centímetros – 100 = Limite superior de peso em quilogramas para um corpo em formato de competição (4-5% gordura corporal)

Aqui está como isso evoluiu para algumas alturas e pesagens:

ALTURA PESO COM 5% DE GORDURA CORPORAL PESO COM 10% DE GORDURA CORPORAL MASSA MUSCULAR TOTAL
1,72 cm 72,5 Kg 77 Kg 69,5 Kg
1,78 cm 77,5 Kg 81,5 Kg 73,5 Kg
1,83 cm 82,5 Kg 87 Kg 78,5 Kg

 

A minha opinião e experiências

Este tema pode levar a alguns debates extremamente acalorados nos círculos de halterofilismo/fisiculturismo.

Algumas pessoas rejeitam estas fórmulas dizendo que são inúteis, porque elas não consideram a vontade, ética profissional e consistência. Eu discordo.  Na minha experiência de treino comigo e com outras pessoas, os resultados alinham-se com as diretrizes acima mencionadas.

 

 

Você pode vir a ganhar MUITO músculo nos primeiros três anos de treino se fizer isso corretamente. É verdade que realmente há uma diminuição a partir desse ponto. E se estiver a treinar incorretamente durante muitos anos, poderá ter ganhos impressionantes se começar a treinar corretamente.

Não Se Desencoraje – Apenas Treine Duro, Coma Corretamente E Os Resultados Vão Aparecer

Algumas pessoas olham para os fisiculturistas profissionais, que pisam o palco com mais de 120 Kg e definidos, e sentem-se desanimados ao ouvir alguém dizer-lhes que nunca ultrapassarão os 86 Kg numa competição.

Bem, a verdade é que 86 Kg com 5% é muito para os padrões normais. Dessa forma, você tem “material” para ser modelo de capa de revista. As mulheres vão adorá-lo, os homens vão querer o seu corpo…

A não ser que esteja a tentar atingir o status de “aberração” de mais ou menos 100 Kg em formato de concurso, você pode atingir a aparência que tanto deseja de forma natural. Apenas tem que entender que vai demorar anos de trabalho duro.

E Quanto Aos Suplementos?

Eu deixei isso para o fim, porque, fracamente, é bem menos importante do que seguir corretamente uma dieta e plano de treino.

O que quero dizer é que, não vão ser os suplementos a construir a sua dedicação física ao treino, mas sim a nutrição.

Suplementos não constroem ótimos físicos. Treino e nutrição correta, sim.

Infelizmente, a indústria de suplementos para treino está assolada por pseudociência, publicidade exagerada, marketing enganoso e aprovações, produtos cheios de porcarias, subdosagem de ingredientes, e muitos outros artifícios.

A maioria das empresas de suplementos produz porcarias e produtos baratos, e tentam impressioná-lo com alegações ridículas de marketing, aceitações de grande importância (e muito caras), baboseiras pseudocientíficas, misturas patenteadas que parecem extravagantes, e embalagens chamativas.

Então, embora os suplementos de treino não tenham um papel vital no desenvolvimento muscular e na perda de gordura, e muitos sejam um completo desperdício de dinheiro… os suplementos corretos podem ajudar.

A verdade nesse assunto é que existem substâncias seguras e naturais que foram cientificamente comprovadas para fornecer benefícios como aumento da força, resistência e crescimento muscular, perda de gordura, e mais.

Como parte do meu trabalho, tem sido minha função saber quais são essas substâncias, e descobrir produtos com elas que eu posso utilizar e recomendar a outros.

No entanto, descobrir produtos de alta qualidade, eficazes e com preços justos sempre foi uma dificuldade.

Se quiser saber mais sobre este assunto, leia este artigo clicando aqui

Comentários

© 2016 Nuno Carvalho Fitness | Afiliados | Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This

Descubra o caminho
para uma vida saudável

Insira o seu email abaixo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida!

Receba Estes 4 eBooks Grátis no seu email!

Subscreva a newsletter e receba de forma completamente gratuita:

=> Suplementação Simplificada

=> Os principais erros da Musculação e Fitness

=> Como definir abdominais rapidamente

=> 15 Receitas para Transformar o seu Corpo

redirect=/agradecimento